Como Criar um Blog de Forma Simples e Rápida com Django

Posted by Anderson Berg on 28 Dez, 2014

Você quer criar um blog pra espalhar suas ideias na rede?

Quer fazer isso em poucos passos usando Django?

Nas últimas semanas fizemos algumas mudanças no Pythonize e agora o blog está totalmente em Django! Já era uma coisa que eu planejava fazer, afinal um blog que fala sobre Python é bom que seja feito com Python.

Neste post vou contar um pouco como foi a experiência de criar um blog em Django usando o Mezzanine, um CMS muito poderoso que já vem com um admin pronto para blogs.

Continue lendo este artigo para aprender, com detalhes, como instalar o Mezzanine, criar um projeto, configurar e aplicar um tema. No final, ainda vou dar uma dica bônus.

Também fizemos a migração do servidor para o DigitalOcean. Se você ainda não tem um servidor, recomendo o DigitalOcean e clicando neste link para fazer o cadastro, você ajuda a pagar uma parte da conta do Pythonize :)

Instalando o Mezzanine

O Mezzanine vem com diversas features bem úteis como integração com Analytics, Disqus e Gravatar. A lista completa você pode ver em: http://mezzanine.jupo.org/docs/overview.html#features

A instalação do Mezzanine é bem simples, vamos começar criando um ambiente virtual.

Criando um ambiente virtual

Antes de tudo é sempre recomendável instalar o virtualenv, pra não poluir o seu ambiente. O virtualenv é uma ferramenta que cria um ambiente Python separado do seu sistema, evitando maiores dores de cabeça com configurações.

Para criar um ambiente virtual é bem simples, basta passar o comando virtualenv seguido do diretório onde vai ser armazenado o ambiente, por exemplo:

$ virtualenv venv

No Windows você precisa fazer:

> \path\to\env\Scripts\activate

Instalando o Mezzanine e as dependências

Com o ambiente virtual ativado, você pode usar o pip para instalar o Mezzanine e todas as dependências necessárias:

$ pip install mezzanine

Pronto, o pip se encarrega de instalar todas as dependências e o próprio Mezzanine. No final, você já estará pronto para criar seu primeiro projeto com o Mezzanine.

Usando o Mezzanine

O Mezzanine funciona de uma forma muito parecida do Django. Para criar um novo projeto Mezzanine, faça de forma semelhante a criar um projeto Django:

$ mezzanine-project meu_blog

Simples né? Agora o Mezzanine já criou toda a estrutura do projeto, igualzinho como o Django faz:

Criando um banco de dados

O Mezzanine vem com algumas ferramentas além das que já conhecemos do Django. Para criar e iniciar um banco de dados basta você rodar o seguinte comando:

python manage.py createdb

Quando você rodar este comando vão aparecer algumas perguntas que você pode responder facilmente.

Editando as configurações

Agora, antes de começar a testar é hora de você mexer nas configurações da sua aplicação. Abra o arquivo settings.py na raiz do seu projeto e procure a seguinte linha:

1
ALLOWED_HOSTS = []

E troque pelo seguinte:

1
2
3
4
ALLOWED_HOSTS = [
    '.example.com', # Allow domain and subdomains
    '.example.com.', # Also allow FQDN and subdomains
]

Esta é uma lista de strings que representam os hosts e domínios que seu site Django pode servir. Lembre-se de trocas 'example.com' pelo nome do seu domínio.

Busque também pela linha:

1
TIME_ZONE =

E substitua pelo seu fuso horário, por exemplo:

1
TIME_ZONE = 'America/Recife'

Testando seu site

Para ver como está o seu blog até agora, execute o seguinte na linha de comando (com o ambiente virtual ativado):

python manage.py runserver

Você pode ver seu site acessando o endereço http://127.0.0.1:8000/ no seu browser. Para terminar o servidor, pressione CTRL+C.

Escreva novos artigos

Você tem acesso à tela de administração indo até: http://127.0.0.1:8000/admin/ e digitando usuário e senha que você criou quando executou o comando para criação do banco de dados.

Lá você terá acesso ao dashboard do Mezzanine, onde é possível escrever artigos, gerenciar arquivos de mídia, criar novas páginas pro site e outras coisas.

Aplicando um tema

Um site não é nada sem um bom layout. Até agora, só cuidamos do back-end do blog, precisamos então dar uma cara pra ele.

O Mezzanine já tem temas prontos para serem usados e que se integram à ferramenta, todos baseados no bootstrap. Você pode optar por temas gratuitos ou temas premium pagos.

Escolha um dos temas gratuitos e faça o download. O tema é um app Django, então basta copiar dentro do projeto Mezzanine e adicionar ao INSTALLED_APPS no arquivo settings.py. É recomendável que seja o primeiro app na lista.

Pronto, seu blog está totalmente configurado e com um belo template, agora é só criar conteúdo para seus leitores.

Bônus: Como migrar seu site Wordpress para Mezzanine

Com o Mezzanine é possível importar artigos de outras plataformas de blog como Wordpress e Blogger.

Para fazer a importação dos seus artigos do Wordpress, primeiro é preciso instalar o feedparser, que pode ser instalar via pip.

pip install feedparser

Faça login no seu blog Wordpress e vá em Ferramentas -> Exportar. Nesta tela você pode configurar alguns filtros e realizar a exportação do arquivo. Lembre-se de guardar o caminho onde o arquivo foi baixado.

O comando pra importar os artigos do Wordpress só funciona com o Python 2. Quando criar o ambiente virtual é importante informar ao virtualenv qual é a versão do Python que você deseja utilizar, por exemplo, no Linux:

virtualenv -p /usr/bin/python2.7 venv

Por último, simplesmente execute o comando import_wordpress, passando o seu usuário no mezzanine e o caminho onde está o arquivo no argumento 'url':

python manage.py import_wordpress --mezzanine-user=.. --url=[caminho_do_arquivo]

Concluindo

Foi muito gratificante finalmente conseguir migrar o Pythonize pra Django. E o Mezzanine facilitou bastante esse trabalho. Agora é muito mais fácil pra mim gerenciar o site e fazer modificações, pois está tudo em Python e não em PHP como no Wordpress.

Consegui integrar com todas as ferramentas que utilizava antes no Wordpress, principalmente Analytics e Disqus, tudo foi muito simples.

Agora tenho uma pergunta para você

O que você achou de trabalhar com Django e Mezzanine para criar um blog?

Deixe seu comentário logo abaixo!

Imagem por: futureshape


Comments !